Arte urbana é uma das vertentes trabalhadas na Dionisio.Ag, agência especializada em projetos artísticos personalizados

 street art

Pintar obras de arte na parede não é uma novidade, essa cultura vem desde os homens das cavernas. O que mudou ao longo dos anos foi o propósito e o estilo de pintura que encontramos nas paredes do Brasil e do mundo. Distante da depredação, o objetivo de grande parte dos artistas urbanos é passar uma mensagem – na maioria das vezes social ou política – por meio da street art.

Como o próprio nome diz, a arte urbana é aquela encontrada nos meios urbanos, seja por meio de intervenções, apresentações artísticas, graffitis, entre outras formas de expressão artística. Livre e sem padrões estéticos pré-definidos, ela tem o propósito de sair dos lugares ditos como “consagrados”, ou seja, destinados à exposição e performances artísticas. “A street art nasceu para dar visibilidade à arte cotidiana, interagir com o ser humano exatamente onde ele poderá se deparar com a diversidade cultural: nas ruas”, explica Rafael de Araújo, um dos fundadores da Dionisio.Ag.

A ideia desse conceito ganhou força nos Estados Unidos, na década de 1970, com um caráter dinâmico e efêmero. Desde então, a expressão artística abrange temas diversos, mas, em sua maioria, pautados em críticas sociais, políticas e econômicas. No início, tratava-se de um movimento underground que, gradativamente, foi se construindo como forma de fazer artístico e produzindo uma versatilidade enorme de estilos e linhas criativas.

No Brasil, os primeiros grafites foram registrados na cidade de São Paulo durante a Ditadura Militar, nos anos 70. Essas intervenções urbanas iniciais ficaram caracterizadas como ações marginalizadas. Com a evolução da street art e da sociedade como um todo, o graffiti ganhou aceitação social e aquilo que era considerado vandalismo, tornou-se “valor cultural urbano”.

Por mais que grande parte desta expressão esteja associada ao protesto, por outro lado, existe a arte urbana que apenas visa estimular a criatividade e a consciência artística na sociedade, ajudando a tornar as cidades mais bonitas de uma maneira extremamente original e criativa. “Hoje, as pessoas olham para os desenhos nas ruas e os consideram bonitos. No trânsito, por exemplo, notamos as pessoas admirando a cidade e observando as obras que estão estampadas em murais e empenas. Nós queremos ver mais cores e obras nas paredes cinzas no meio urbano”, conta Rafael.

O encantamento com essa cultura foi tamanho que diversos artistas brasileiros começaram sua carreira nas ruas e, atualmente, são reconhecidos em mostras e eventos internacionais, possuindo obras espalhadas por várias cidades do mundo todo.

“A arte urbana é uma das vertentes que trabalhamos aqui na Dionisio.Ag. Em nossos jobs, contamos com um time de artistas consagrados nacional e internacionalmente. Nossos projetos são personalizados para atender a necessidade de cada cliente, seja em ambientes residenciais, corporativos ou até mesmo em empenas e espaços públicos. A street art está cada vez mais forte”, finaliza o empresário.

Contato:
Dionisio.Ag
Telefone não informado
http://dionisioag.com.br/