Iniciativa visa a incentivar os alunos da instituição a participarem do processo criativo da peça de teatro que está sendo desenvolvida pela Academia de Palhaços

A Faculdade Santa Marcelina abre espaço, na unidade de Perdizes, em São Paulo, para o projeto de residência artística da Academia de Palhaços. O objetivo da ação é incentivar a participação e a interação dos alunos dos cursos de Artes Visuais, Música e Moda no processo criativo da peça de teatro “Há Dias Que Não Morro”.

O espetáculo está previsto para estrear no dia 10 de maio, no Internacional Antalya Theatre Festival, na Turquia, e no mês de agosto no Brasil, em São Paulo.

Para a coordenadora do curso de graduação em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina, Mariane Blotta Abakerli Baptista, é importante que os alunos estejam diretamente inseridos na produção artística cultural contemporânea.

“Esse espaço que a instituição oferece permite dar mais visibilidade ao trabalho cultural que é desenvolvido por grupos de criadores, além de ser uma oportunidade para integrar diferentes cursos, como Artes Visuais, Moda e Música, em um mesmo espaço, por meio de um espetáculo teatral que permite isso”, explica, enfatizando que alunos, funcionários e professores poderão assistir aos ensaios que serão abertos, durante o processo de criação.

A Academia de Palhaços é formada por três criadoras, Laíza Dantas, Paula Hemsi e Aline Olmos. A companhia possui mais de dez anos de existência e já ganhou vários prêmios: Prêmio Shell, como Melhor Cenário; Prêmio Aplauso Brasil, Melhor Direção; e o Prêmio Aplauso Brasil Melhor Espetáculo de Grupo, com a apresentação do espetáculo “Adeus, Palhaços Mortos”.

“Buscamos a Faculdade Santa Marcelina para realizar essa parceria, pois o ambiente acadêmico é bem focado em Artes e sabemos que a instituição se preocupa com a formação completa dos alunos”, afirma Paula Hemsi, ressaltando que desde o primeiro contato, o grupo foi acolhido pela instituição para utilizar o espaço e poder disseminar o todo o trabalho realizado.

O curso de Artes Visuais teve sua origem no início da Escola de Belas Artes Santa Marcelina, no ano de 1955, com o curso de Licenciatura em Desenho e Plástica que, posteriormente, foi transformado em curso de Educação Artística.

Criado em 1980, o Bacharelado em Artes Visuais propõe uma formação teórica e prática em disciplinas que estudam os diversos meios de produção artística contemporânea. Tem o objetivo de desenvolver o pensamento e a prática artística e a reflexão crítica a partir de vivências e debates sobre os desafios e as novas perspectivas no campo da arte.

Contato:
Faculdade Santa Marcelina
(11) 3824-5800
https://santamarcelina.org.br/educacao/fasm_unidade.asp?id=29